Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Our school

 

Construção de Caixas-Ninho

 

No dia 21 de Dezembro de 2018, os jovens protetores da fauna depois de aprenderem a construir um comedouro para aves, foram aprender a fazer caixas-ninho para aves.

Podem ser preparados muitos modelos e com feitios diferentes. As quadradas em madeira são as mais comuns, mas também se faz facilmente uma caixa arredondada feita de barro, cortiça, ou outro material que proteja as aves e não aqueça. Acima de tudo o mais importante é que a caixa-ninho seja correcta para a espécie que nela se vai proteger, com uma entrada adequada, seca, ventilada e segura.

O objetivo desta acção foi o de introduzir o tema a todos os que participaram e mostrar como se podia fazer, e que é possível fazer, estas caixas-ninho sempre que se tiver materiais e disponibilidade de tempo.

Por questões de segurança o manuseio de ferramentas eléctricas, nomeadamente para cortar e furar a madeira, foi efectuado antecipadamente.

 

A segurança nunca pode falhar     

 

Depois de uma explicação sobre as regras de segurança a ter na montagem das caixas-ninho e algumas dicas práticas, foi hora de pegar nas instruções e seguir as indicações para montar a caixa-ninho.

 

Seguir as instruções para não errar

 

Mesmo com uma preparação inicial das madeiras a utilizar na construção das caixas-ninho, era uma tarefa árdua para estes pequenos construtores, conseguir apertar os parafusos para segurar as tábuas.

 

A persistência foi necessária para conseguir    

 

A segurança das aves que venham a utilizar estas caixas-ninho é fundamental. Pontas metálicas, de pregos ou parafusos, que possam ficar “á vista” têm de ser tapadas. Com o passar do tempo vão enferrujar e podem ferir gravemente as aves quando estão na caixa-ninho.

 

Era fundamental estar concentrado

 

Os detalhes finais necessitaram de grande concentração, mas no final todos ajudaram a construir caixas-ninho para aves e passaram umas horas a aprender e a ajudar de forma divertida.

 

  • Uma inspeção surpresa
    Uma inspeção surpresa
  • Já estamos quase a acabar
    Já estamos quase a acabar
  • Uma equipa perfeita
    Uma equipa perfeita
  • As instruções são para se usar
    As instruções são para se usar
  • As meninas trabalharam muito bem
    As meninas trabalharam muito bem
  • Equipa em ação
    Equipa em ação

 

Ver galerias