Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Our school

Locais de Recolha

 

A recolha de sementes é uma etapa fundamental na preparação do viveiro que vai produzir as árvores a utilizar nas diversas atividades do VIVER Floresta.

 

É fundamental a colaboração dos proprietários das áreas onde se podem recolher as sementes. Uma alternativa passa pela recolha ser efetuada em áreas públicas onde existam as árvores pretendidas.

 

Para o projeto VIVER Floresta e neste ano inicial, foi decidido focar o viveiro na preparação de castanheiros e por isso foi necessário encontrar locais onde fosse possível proceder à recolha de sementes. Como se tratava de castanhas, a sua procura em terrenos baldios ou públicos é de difícil execução pois a castanha é um produto com um elevado valor acrescentado.

Regiões de recolha de castanhas

 

Desta forma a recolha incidiu quase na totalidade em áreas de proprietários privados que gentilmente nos concederam a autorização para a sua recolha.

 

As castanhas num total aproximado de 25 mil, foram recolhidas em duas áreas distintas. Na região de Cerdeira, Vila Nova de Paiva e ainda na região de Rebordaínhos, Bragança.

 

Ourico

 A recolha das castanhas tem de ser efectuada durante o pequeno período em que os “Ouriços” abrem e deixam cair as castanhas. É um período totalmente dependente das condições climáticas e ocorre normalmente entre finais de Outubro e início de Dezembro.

O frio e a chuva são fundamentais para que as castanhas possam terminar o seu crescimento e por fim sair dos ouriços, mas também torna mais difícil a sua recolha.

"Foram uns dias complicados de final de Novembro e início de Dezembro em que a chuva foi dando pequenas tréguas. Com o frio que estava, a única forma de aquecermos um pouco era mesmo andando pelos soutos de cabeça para baixo apanhando as últimas castanhas que não tinham sido recolhidas para comercialização." Carlos André

Uma grande ajuda na recolha das castanhas foi dada pela empresa GEOSIL-Empreendimentos Agrosilvicolas S.A., que se associou ao projeto e permitiu que nas suas áreas de castanheiros fosse feita a recolha de grande parte das castanhas que se irá utilizar na sementeira do viveiro. O nosso agradecimento pessoal é dirigido ao Engenheiro Florestal António Borges que nos ajudou imenso na obtenção destas sementes.

Nesta altura do ano podemos também encontrar espalhados pelos campos muitos tipos de cogumelos que aproveitam as condições de chuva e frio para surgir e mostrar as suas cores brilhantes.

 

Cogumelos selvagens

 

 

  • Abrigo de cogumelos
    Abrigo de cogumelos
  • Ainda agora se começou
    Ainda agora se começou
  • Depois de sair do ouriço
    Depois de sair do ouriço
  • Sem luvas é muito doloroso
    Sem luvas é muito doloroso
  • Parece fácil
    Parece fácil
  • Se paramos o frio aparece com mais força
    Se paramos o frio aparece com mais força
  • A chuva ia aparecendo
    A chuva ia aparecendo
  • Ainda há muitas castanhas
    Ainda há muitas castanhas
  • Ouriço aberto no chão
    Ouriço aberto no chão
  • Castanheiros jovens
    Castanheiros jovens
 

Ver galerias